Water Transfer Printing

Já ouviu falar de WTP? A impressão hidrográfica é uma técnica de fixação de textura pela imersão em água. O processo é muito utilizado em personalização de objetos diversos como retrovisores de carros, capas de aparelhos eletrônicos, capacetes e mais uma infinidade de coisas.

Em suma, o processo descomplicado da adesivagem hidrográfica consiste em:

  • Utilizar um recipiente coberto de água
  • Inserir a película que contém a imagem que deve ser transferida
  • Ativar o processo com cola especial

Você também vai aprender os principais processos dessa incrível técnica nos seguintes posts:

O WTP se espalhou rapidamente no Brasil a partir da arte do Tuning (palavra inglesa que significa otimização, ou personalização de carros). A maioria dos carros modificados, ou personalizados, tinham suas peças removidas e banhadas em água para adesivar. O sucesso entre os adeptos à técnica virou febre, e a procura começou a aumentar entre os amantes da arte.

No Japão, a técnica surgiu na década de 70. Nos Estados Unidos, a partir da década de 80 foi utilizado pelo governo americano para camuflar armas de guerra e capacetes de soldados. Já no Brasil a técnica fez sucesso no âmbito da decoração.

walter transfer printing

Será que é difícil trabalhar com Water Transfer Printing?   

Difícil não seria a palavra que define a técnica. Um trabalho bem feito em relação ao processo do WTP começa muito antes de o simples mergulhar da peça em água. O objeto em questão deve ter sido preparado antes da absorção da textura, lixado e limpo de resíduos. A película também recebe um tratamento especial antes da aplicação e a tinta no objeto deve estar impecável, para um resultado primoroso.

É trabalhoso? Talvez. Mas o resultado ganha excelência em comparação a uma peça sem preparo.

Será que o adesivo tem durabilidade?

Por incrível que pareça sim, o resultado se equipara ao de pintura automotiva. O verniz deve ser utilizado no final do processo, para proteção contra fatores externos como sol e água, e a satisfação é garantida. Se os procedimentos da técnica forem seguidos passo a passo, a qualidade é indiscutível.

E os materiais para o Water Transfer Printing, onde encontro?

O mundo online proporciona um vasto campo de mercado onde pode-se encontrar diversos produtos para o desenvolvimento da técnica. Sites como Mercado Livre, exploram a infinita gama de materiais necessários para quem está começando a perscrutar o mundo da personalização do Water Transfer Printing.

As texturas brincam com a imaginação e tem variedade para cada gosto. Imitação de aço escovado, folhas diversas, pedra, madeira e muitas outras opções contemplam o conjunto de adesivos de sucesso. Os estilos variam de pessoa para pessoa, mas o resultado é de muito bom gosto, basta aplicar a técnica do jeito correto.

Vale a pena aprender!

Qualquer inovação que é superpopulosa, ou seja, tem muita concorrência, se torna mais difícil para um profissional se destacar no mercado, a disputa é grande. O Water Transfer Printing está vivenciando uma fase boa no mercado, e existem poucos profissionais que realmente se capacitam para a técnica. Vale a pena adquirir know-how nesse nicho singular, com pouca concorrência de mercado!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *