Como Funciona?

Entenda já!

Já ouviu falar da técnica utilizada em carros tunados, o WTP ou pintura hidrográfica?

Já se perguntou como funciona? Então esse post é para você!

O Water Transfer Printing popularizou-se aqui no Brasil com a febre do Tunning. Carros personalizados e exclusivos ganhavam um quê a mais com os famosos adesivos texturizados em forma de película. Basicamente, a arte impressa na peça a ser utilizada dispõe apenas de água, película e ativador. Simples assim.

como funciona pintura hidrografica

Como funciona a Pintura Hidrográfica – WTP?

Dito de maneira simples, o Water Transfer Printing parece ser a técnica mais fácil do mundo. Mas não é bem assim. A arte exige alguns cuidados e requer paciência.

Basicamente, o intuito do Water Transfer Printing é economia geral. Ao submergir a peça em água com a película, o objeto a ser desenhado é pintado por inteiro, o que economiza muito tempo, e o dinheiro vem como consequência.

A vias de regra, o passo a passo da técnica pode ser definida da seguinte maneira:

1 – Preparo da peça

2 – Imersão

3 – Ativação do produto

4 – Mergulho do objeto

5- Verniz

Em primeiro lugar, a peça que vai ser trabalhada deve estar livre de resíduos. Ex. se a peça a ser utilizada é uma roda de carro, a mesma deve estar livre de manchas de óleo ou graxa. Deve ser lixada e depois limpa para receber a tinta.

O ativador não deve ser usado com excesso. O produto deve estar em uma distância de aproximadamente 20 centímetros da peça. O ativador é responsável pela aderência do produto à película.

Peça pronta, hora de batizá-la. Ao imergir em água, o objeto deve ser inserido lentamente, e por inteiro.

O verniz deve ser utilizado conforme as instruções do rótulo.

Em suma, a técnica está sendo muito difundida aqui no Brasil, mas vamos a alguns macetes importantes. Em primeiro lugar, uma técnica tão artesanal como esta requer cuidados. Um curso deve ser feito, com o objetivo de testar na prática o aprendizado.

Você pode ver neste post as vantagens e benefícios da pintura hidrográfica

Alguns cursos bacanas estão disponíveis no mercado, mas um que sobressai é o da Space Arts. No curso o aluno irá aprender:

  • O que é WTP
  • Estrutura para fazer o WTP
  • Preparação das peças
  • Manuseio das películas

E muito mais…

No curso, o aluno irá aprender quais tipos de objetos podem receber a pintura hidrográfica. É essencial estar bem informado para atingir maestria em suas peças.

Você sabia que o verniz é a cereja do bolo da finalização? Exatamente, no curso o aluno conseguirá entender as técnicas por detrás do verniz, qual é o jeito correto de aplica-lo.

É interessante aprender artes novas, ainda mais aquelas que estão fazendo sucesso no mercado. O WTP pode ser aplicado em peças de carro, capinhas de celulares, capacetes e muitos outros objetos. Basta dominar a arte.

Hoje em dia, o que faz a diferença é o destaque em coisas novas. O Water Transfer Printing veio para ficar e já é tendência entre os amantes da arte.